quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Steve Jobs se recusou a fazer cirurgia que poderia ter salvado sua vida, afirma biógrafo

Caricatura de Pablo Rosendo – pablorosendo.blogspot.com

RIO - Steve Jobs, o co-fundador da Apple morto este mês, se recusou a fazer uma cirurgia que poderia ter salvado sua vida. Ele só foi convencido pela família a se submeter à operação nove meses depois, mas já era tarde: seu câncer de pâncreas estava em estágio muito avançado. Quem conta a história é Walter Isaacson, autor da única biografia autorizada do executivo, a ser lançada globalmente no próximo dia 24. Em entrevista ao programa de TV americano "60 Minutes", que vai ao ar no domingo, o jornalista explica porque Jobs não queria ser operado. - Eu perguntei os motivos e ele me respondeu: "Eu não queria que meu corpo fosse aberto... Eu não queria ser violado daquele jeito" - lembra Isaacson, que fez mais de 40 entrevistas com o empresário, uma delas às vésperas de sua morte. Apesar de raro, o câncer de Jobs era curável e de potencial menos fatal que os outros tipos da doença. O executivo foi submetido a uma cirurgia para remover o tumor do pâncreas em 2004 - a que Isaacson se refere - e fez um transplante de fígado em 2009. Steve Jobs morreu de parada respiratória provocada por um tumor metastático neuroendócrino do pâncreas . O termo metastático significa que o câncer, diagnosticado em 2004, se espalhou por outros órgãos. O jornalista acha que há relação entre a recusa de Jobs e sua religiosidade. O empresário era zen-budista e, em vez de uma operação invasiva, preferiu tratamentos alternativos. Mas, por causa dos desdobramentos de sua doença, Steve Jobs acabou se arrependendo de ter adiado a cirurgia. - Eu acho que ele pensava que se você ignora alguma coisa, se você não quer que algo exista, seu pensamento pode funcionar como uma espécie de mágica. Nós conversamos muito sobre isso. Ele queria falar sobre isso, sobre como estava arrependido. Eu acho que ele pensava que deveria ter sido operado antes - afirmou Isaacson, segundo o qual Steve Jobs continuou submetendo-se a tratamentos contra o câncer secretamente enquanto dizia a todos que estava curado.

Leia mais sobre esse assunto em Digital & Mídia - O Globo
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.



Nenhum comentário: