segunda-feira, 27 de abril de 2009

CARTUNISTAS NOS 100 ANOS DA ABI

O Centenário da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), ocorrido em 7 de abril de 2008, suscitou dezenas de eventos e homenagens que valorizam o papel da Entidade pela defesa da liberdade no País. Uma das homenagens deste ano, aconteceu no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro, no dia 17 de março, com a abertura da exposição “ABI – 100 anos de luta pela liberdade”. Na ocasião, vários cartunistas, chargistas, caricaturistas e quadrinhistas celebraram este marco histórico através da exposição de seus trabalhos. Infelizmente eu não pude participar com alguma charge em função de estar totalmente envolvido, juntamente com toda a equipe do setor de Arte & Design da CPAD, em um projeto urgentíssimo, mas não pude deixar de comparecer no dia 25, e rever grandes amigos.

Eu e meu amigo caricaturista Zé Roberto

Juntamente com os caricaturistas Ney Lima e Guidacci


O caricaturista Henfil (1944-1988) teve suas obras apresentadas na exposição como uma homenagem póstuma. Marcaram também presença jornalistas e membros da ABI, que deixaram seus depoimentos acerca do resgaste histórico da trajetória da heróica Associação. Vale a pena conferirmos: “ABI tem essa longa história de defesa do jornalismo, liberdade de imprensa. Para
mim, foi uma grande honra participar”, ressaltou Luiz Fernando Veríssimo, escritor e cartunista. O caricaturista Lan, se expressou: “A ABI tem uma história de heroismo passando por tantos momentos, como o Estado Novo, e através de todos esses anos”. Aroeira, chargista do jornal O Dia, destacou: “A ABI defende o direito da liberdade de expressão, ela é a minha associação” e Paulo Caruso, chargista do jornal O Globo, conclui: “A ABI como entidade, tem um carisma porque ela significou muito a luta pela liberdade de imprensa. Ela é muito importante para manter acesa a chama da liberdade de expressão”. Deixo aqui este registro extremamente importante para todos aqueles que lutaram pela liberdade de imprensa e a implantação da democracia neste país.

Nas fotos acima, respectivamente: Veríssimo autografando o catálogo da exposição para o caricaturista Adail; Jaguar, Chico Caruso, Ykenga e André Brown também marcaram presença

_______________________________________________________

A-TOON ILUSTRAÇÕES E DESIGN

Queridos, é com enorme satisfação que apresento a A-toon Ilustração e Design LTDA., uma empresa com sede na cidade de Niterói, RJ, que tem como um dos coordenadores, meu amigo e excelente ilustrador Diogo (à esquerda da foto). Visitando o site da A-toon, você encontrará lindas ilustrações (traços abaixo), projetos visuais maravilhosos e, fundamentalmente, uma sensibilidade espiritual que alegra muito o coração de Deus. Além do privilégio de tê-los na sensacional colorização do meu novo livro “O bebê e o seu carro do Lixo”, editado pela CPAD, Diogo e sua equipe de designers têm se destacado no mercado editorial e publicitário facilitando significativamente o trabalho de muitos profissionais de mídia e marketing. E tem um detalhe: o pessoal pega pesado! Lembro que, certo dia, pela manhã, não conseguia falar com os caras de jeito nenhum! Não atendiam o telefone, não respondiam aos e-mails, etc. Era uma situação delicada uma vez que estávamos no processo final de aprovação das lâminas do meu livro.


Fiquei um tanto desesperado, afinal, o tempo de entrega do material estava se esgotando. Meu desejo era, além de apresentar um excelente trabalho, cumprir com o prazo estabelecido pela editora. Finalmente quando nos falamos, soube que os meninos tinham virado a noite finalizando um projeto ilustrativo que teria que ser apresentado ao cliente naquela semana impreterivelmente, e honrar esse compromisso era mais do que prioritário, era uma questão de honra. Meses depois entendi perfeitamente o significado do slogan no site deles: “Transformar clientes em amigos”. Deixo aqui minha homenagem a esta galera de Deus que, a cada dia, tem contribuído bastante não somente para enriquecimento da arte, mas pela bela perseverança na conquista de novas e ricas amizades, sempre repletas de verdades. Como apropriadamente disse John F. Kennedy: "Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda, é uma forma de verdade."

_______________________________________________________

JOEDE

Existem pessoas que, de fato, marcam a nossa vida, não é mesmo? Meu amigo Joede é uma dessas. Gente boa, cabeça boa. Tive a oportunidade de trabalhar ao seu lado e ver o quanto é criativo, amável e excelente profissional, e mais: um menino de Deus. Falar do Joede é fácil, o problema, é abraçá-lo, ele não gosta muito, conclusão: deu uma charge/caricatura. Descontraído e “extravagante”, Joede consegue deixar sua marcar ainda que involuntariamente. Por que? Bem, penso que seja pela quebra de “padrões”, “chavões” que tanto adoramos, como, por exemplo, roupas adequadas, postura corretas, palavras equilibradas, cabelo cortadinho e barba feita. Este é meu amigo Joede! Uma pessoa totalmente diferente e impactante.

_______________________________________________________

ITAMAR BEZERRA

Itamar Bezerra (no traço do excelente caricaturista George Lopes – georgeilustrador.zip.net) é pastor da 1ª Igreja Presbiteriana da Bahia. Músico, escritor e poeta, dedica grande parte do seu ministério ao aconselhamento a casais. Dos seus escritos, 4 livros foram publicados: Histórias de pescador para pescadores de almas, Mical - o drama de uma princesa, Impressões, e Ricos de verdade. Três CDs gravados. É membro da Comissão Nacional de Evangelização da Igreja Presbiteriana do Brasil.
Eu e minha esposa tivemos o privilégio de fazer algumas capas e projetos dos seus livros e ficamos maravilhados com os textos. Também conversamos várias vezes por telefone e vimos o quando realmente ele é especial, amável. O mais impressionante em tudo isso é o seguinte: vou homenagear uma pessoa que ainda não o conheço pessoalmente! Imagina então aqueles que convivem com ele? Pastor Itamar, receba com muito carinho esta homenagem!

14 comentários:

Anônimo disse...

Moço de Deus, que coisa chique! Chique, digo, não essa caricatura, que mesmo muito bem feita, o objeto não merece tanto. Chique é a homenagem e as palavras elogiosas. Isso é coisa de almas ricas e generosas. Que o Eterno inunde seus corações dessa bondade; que essa fonte mate a sede de muita gente, em um mundo tão árido e sem paixão. Itamar

Flamir ambrósio disse...

Amado pastor,

Existe uma frase (acredito que seja do William Shakespeare) que mexe comigo sempre: "Um homem que não se alimenta de seus sonhos, envelhece cedo".
Sempre gostei de estar motivado para fazer alguma coisa. Em 1998, quando me converti ao evangelho do Senhor Jesus, fui renovado em sonhos, em perspectivas, em novidade de vida. O apóstolo Paulo foi perfeito ao dizer que o evangelho é o poder de Deus para a salvação (transformação) de vidas. Louvado seja o nome do Senhor! Portanto, amado homem de Deus, quando vejo uma pessoa cheia do poder do Espírito, que valoriza a pessoalidade, de visão holística, meu coração se alegra sobremaneira. Fico como aquele ator no filme “Um sonho de liberdade`”: abro os braços, olho para o céu e deixo a chuva bater no meu rosto. Estou feliz! Estou livre! Livre para viver a vida intensamente, sempre com a possibilidade de ouvir a voz de Deus ainda que seja através do barulho do vento nas árvores. Quero abraçar mais; "poetizar" mais; saltar das árvores mais; tocar violão e "cartunizar" mais; contemplar horizontes e brincar com o fluxo e refluxo das ondas do mar mais, apesar das dores e sangrias.
Homenagear o irmão será sempre um prazer, porém nunca o suficiente, afinal, o que você é e passa através dos seus escritos superam, e muito, qualquer homenagem.
Que o Senhor Jesus continue a lhe instrumentalizar poderosamente. Que o irmão tenha sempre a simplicidade do Senhor Jesus. Que sua boca faça o evangelho reverberar em muitos corações.

Um grande abraço!
nEle,

Márcia disse...

Fiz uma visitinha rápida, mas vou voltar para ler tudo com calma, amei seu blog, muito alegre com todos esses desenhos!!!!
Márcia Gomes

Flamir ambrósio disse...

Valeu, Márcia!
Quer saber? Fiquei feliz demais por ter me visitado. Continue passando por aqui. Estarei espetando mais textos e cartuns.
Bjs
nEle,
Flamir

Joede disse...

Flamir, meu caro

O que dizer depois de uma homenagem dessa magnitude. De imediato, uma palavra me vem à mente: prEvilégio!.
Não vejo como melhor definir a forma como me sinto, senão como um ser humano ("em todas as suas nuances e facetas") prEvilegiado.
Sim, prEvilegiado ao ser retratado por seu traço refinado, e descrito de forma tão elogiosa.
De fato, nunca gostei de padres gigantes ou chaves de abrir portas grandes, mas jamais fui tão sutilmente alfinetado quanto ao meu descuido com as vestimentas...

Um grande abraço, meu irmão

Flamir ambrósio disse...

Meu querido Joede,
paz de Jesus!

Cara, valeu pelo retorno. O que escrevi veio do fundo do meu coração e lhe digo uma coisa: reescreveria com a maior alegria, afinal, sempre gostei de me sentir motivado a fazer qualquer coisa, principalmente anunciar as boas novas de Jesus de Nazaré.
Você é especial. Você trabalhou ao meu lado e sabe perfeitamente que tô sendo sincero.
São raras as pessoas que eu caricaturo e fico feliz pelo PRIVILÉGIO de tê-lo em meu blog.
Um grande abraço
nEle,
Flamir

Zé Roberto Graúna disse...

Grande Flamir! Estou passando por aqui só para ver como anda seu blog... Beijocas na Fefê! Grande abraço!

Flamir ambrósio disse...

Faaaala, caricaturista!!! Que maravilha te ver por aqui, cara.
Seguinte, tenho visitado seu blog e tô achando muito maneiro! Parabéns! Caso vc me permita, gostaria de aproveitar alguns textos e “espetar” no meu, principalmente acontecimentos relacionados às mostras de humor e destaques de personalidades.

Um grande abraço
Paz de Jesus, mano!

Pequena disse...

Flamir!!!
Seu blog realmente está com a sua cara! Espero em breve poder ver outros amigos na sua "homenagem".
Vc realmente é um cara incrível e muito talentoso!
Para mim é um prazer, trabalhar ao seu lado.

Deus te abençoe sempre!

Com carinho,
Luciene

Flamir ambrósio disse...

Querida Luciene, boa madrugada! Bom sono! Excelente amanhecer! Paz!

Muito obrigado pelos elogios! Meu coração se alegrou demais, afinal, percebi sinceridade em suas palavras. Nada como sentir cócegas no ego, não é verdade? Mas é absolutamente necessário, amada Luciene, que nunca, nunca, nunca e nunca devemos deixar de entender que isso somente é possível porque somos frutos do infinito amor de Deus e sua maravilhosa graça que nos basta! Resumindo, eu diria: que toda a glória seja dada ao Senhor dos senhores, ao Rei dos reis, a Jesus de Nazaré!

Querida, gostaria de compartilhar algo (tenho falado isso para alguns aqui): eu resisti muito para fazer meu blog. Na época não queria, achava desnecessário, achava que não traria nenhuma edificação, enfim, pensava que não teria sentido. No entanto, ao longo dos meses pude perceber que poderia, sim, ter um blog que edificasse vidas, que mostrasse o meu trabalho não como proselitismo, mas como algo que as pessoas pudessem ver a infinita misericórdia de Deus na minha vida e quanto Ele nos ama, independente de nossas falhas, de nossas infidelidades. Penso que o meu blog tem como propósito falar do infinito amor de Deus, expor sempre o Senhor Jesus Cristo, o nosso Redentor e Salvador como o centro de tudo. Falar que sem Ele não há vida, não há sentido de caminharmos, de desenharmos, de fazer tudo que sentimos e pensamos. Um blog, Luciene, diferente, afinal, nada como conciliar cartunismo e teologia, não é verdade?

Um grande abraço e beijo.
nEle,
Flamir

J.BOSCO disse...

Flamir,parabéns pelos cartuns!
Duas maneiras de evangelizar:cartum e a palavra de Deus!
abraços

Flamir ambrósio disse...

Graaaaaande, Bosco!
Realmente o cartun é uma bela maneira de evangelizar e confrontar (principalmente a aqueles que usam a Palavra de Deus sem nenhum compromisso com Ele).
Valeu pela força. Visitei seu blog e achei bom demais!
Que Deus continue a te usar poderosamente.
Um grande abraço!
Paz.
nEle,
Flamir

A-toon illustração disse...

Fala Flamir!
Saiu nosso novo blog e site.
Dá uma conferida lá, e se tiver conta no facebook e google+, nos adicione lá também.
Abração, e fica na paz.

Flamir ambrósio disse...

Valeu, rapaziada!
Não esqueci de vocês!


Abração!

nEle,
Fla.