quarta-feira, 20 de outubro de 2010

JESUS: 100% Deus e 100% Homem


“Jesus Cristo não somente era pleno Deus, como pleno ser humano. Ele não era em parte Deus e em parte homem. Antes, era cem por cento Deus, e, ao mesmo tempo, cem por cento homem. Em outras palavras, Ele exibia um conjunto pleno tanto de qualidades divinas quanto de qualidades humanas, numa mesma Pessoa, de tal modo que essas qualidades não interferiam uma com a outra. Ele há de retornar como ‘esse mesmo Jesus’ (At 1.11). Numerosas passagens ensinam claramente que Jesus de Nazaré tinha um corpo verdadeiramente humano e uma alma racional. Eram características de seres humanos não-caídos (isto é, Adão e Eva), que nEle podiam ser encontradas. Ele foi, verdadeiramente, o Segundo Adão (1 Co 15.45,47). As narrativas dos evangelhos aceitam automaticamente a humanidade de Cristo. Ele é descrito como um bebê, na manjedoura, e sujeito às leis humanas do crescimento (ver Lc 2.40,52). Ele aprendeu, sentia fome, sentia sede e se cansava (ver Mc 2.15; Jo 4.6). Ele também sofreu ansiedade e desapontamentos (Mc 9.19); sofreu dor física e mental, e sucumbiu diante da morte (Mc 14.33,37; 15.33-38). Na epístola aos Hebreus há grande cuidado em se mostrar sua plena identificação com a humanidade (2.9,17; 4.15; 5.7,8 e 12.2)”

Stanley Horton e William Menzies
Texto retirado do livro Os Fundamentos da Nossa Fé, página 50 – Editora CPAD.
Você também pode acessar este texto clicando no link Pr. César Moisés
Acesse também os blogs: Reflexão Cristã Reformada, Pr. Filipe e Verba volant scripta manent, Pr. Silas Daniel, excelentes opções.

7 comentários:

Luís Filipe de Azevedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luís Filipe de Azevedo disse...

Prezado irmão Flamir,

A Graça e a Paz do Senhor Jesus.

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo "excelente" blog. E dizer que, assim como Jó disse a Deus que o conhecia só de ouvir falar, eu digo ao irmão. Não sei se você vai entender porque... É que sou filho do Gentil, casado com a Deiseane, irmã da Cimar, esposa do seu irmão. Entendeu o bolo? Em outras palavras, sou muito amigo do Franz Jr., seu irmão, por ele ser concunhado do meu pai. Já gozei de muitos momentos juntos com ele e a família. Preguei algumas vezes na igreja que ele pastoreava em São Gonçalo. E foi num desses momentos, que ele me falou sobre você.

Já tive a oportunidade de olhar o seu primeiro livro lá na casa do meu pai também... que benção irmão!

Não sei se você chegou a ver no meu humilde blog, http://luisfilipeazevedo.blogspot.com, que inclusive foi recomendado pelo pastor Cesar Moisés, onde concordo com a expressão que se refere a Jesus como sendo 100% Homem e 100% Deus? Lá tenho discorrido sobre o tema em uma série de artigos que já contam 7.

Essa expressão, citada acima sobre Jesus, não quer dizer outra coisa senão que Ele é pleno e perfeito em Sua divindade e, ao mesmo tempo, pleno e perfeito em sua humanidade. Só isso. Essa verdade é confirmada pelo Concílio da Calcedônia, que aconteceu em 451 dC, pelos crédos das igrejas protestantes, pela grande maioria dos teólogos ortodoxos do passado e do presente, enfim, comprovada por diversos textos das Escrituras Sagradas.

Essa é minha opinião sobre o assunto, e estou aberto para comentários sobre os textos que escrevi sobre o assunto. Não aqui é claro, mas no meu blog.

Não resisti... por isso comentei... rsrsrs.

Um abração fraternal amado,

Pr. Luís Filipe.

Flamir ambrósio disse...

Querido pastor Luís Filipe,

Paz de Jesus de Nazaré!

Amado, que maravilha ver seu comentário aqui em meu blog. Meu coração se encheu de alegria, principalmente por saber que, de certa forma, estamos “tão próximos”. Cara, o tempo, de fato, tá passando muito rápido. Meu primeiro filho já está com 22 anos; o segundo, 5 aninhos. Os dois viraram livros e, de repente, você me escreve, vejo que é Ministro do Evangelho, teólogo, professor de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. E mais! Casado com Cíntia Matheus e pai do Luís Fernando e do Murillo (meu Deus! Estou ficando velho!!). E para transbordar-me de alegria, é amigo do meu mano lindo que tanto amo, pastor Franz Júnior; prega o evangelho genuíno de Cristo Jesus e segue à risca a boa ortodoxia bíblica, nisso incluo, lógico, o que chamamos de espinha dorsal do evangelho: Jesus 100% Deus e 100% homem – pleno e perfeito em Sua divindade e, ao mesmo tempo, pleno e perfeito em sua humanidade, como você disse com muita propriedade.
Infelizmente, pastor Filipe, existem certas pessoas que começam a ter aquelas “viagens” teológicas e filosóficas que só obscurecem o real sentido das escrituras e a brincadeira (de muito mau gosto!) começa a ficar séria quando essas pessoas relativizam o senhorio de Cristo. Isso me deixa extremamente chateado porque sei que são pessoas que um dia sentiram o abraço de Jesus, o cuidado de Jesus, o carinho de Jesus e que têm a consciência de que sem Ele nada são, nada fazem, nada têm. E agora ficam com essas “brincadeirinhas”.
Felipe, não tenho a pretensão de fazer do meu blog uma discussão teológica, até porque já existem muitos seminários onde se bate a cabeça e essas “gracinhas” fluem. Também temos muitas igrejas que levam a sério a escola dominical, tirando dúvidas e mais dúvidas de muitos irmãos; temos livros ricos em teologias, enfim, coisa boa demais espalhadas por aí, portanto, jamais gostaria de transformar meu blog nessa parede de pichações baratas (por favor! não é o seu caso e nem a de muitos blogs que expõem esse assunto de forma séria e disciplinada). Quero dizer sobre certos blogs que divulgam uma visão totalmente antibíblica, pensamentos que ferem a Palavra de Deus que é viva, poderosa e eficaz. E eu conheço, repito, muitas dessas pessoas. Quando confrontadas, o que elas mais querem é ver pecado na vida dos irmãos ao invés de rever suas opiniões equivocadas. Dá vontade de fazer milhões de charges sobre isso, mas não vale a pena.

Um grande abraço,
nEle,
Flamir

PS.: Visitei seu blog e achei sensacional!

Flamir ambrósio disse...

Querido Josiel,
paz de Jesus!

Rapaz, fiquei feliz por sua "presença" aqui. Que o Senhor nosso Deus nos use e o nome dEle seja exaltado sempre.

Estarei por aqui, queira Deus! Aguardo mais visitas do irmão.

Em Cristo,
Flamir

Anônimo disse...

Olá meus irmãos em Cristo, A Paz de Cristo.
Parabéns pelo blog muito bom. Deus te abençoe ricamente. Estou te seguindo.
Se desejares conhecer o nosso blog será um prazer tê-lo como visitante e mais ainda se nos seguir-nos. Aprendendo uns com os outros crescemos em graça e conhecimento.

Josiel Dias
Mensagem Edificante para Alma
http://josiel-dias.blogspot.com

Rio de Janeiro

Lucas Ricardo disse...

Muito interessante este post reafirmando a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Achei divino.

Forte abraço!

Flamir ambrósio disse...

Valeu, Lucas!
Que a gente continue, repito, a pregar o evangelho genuíno de Cristo Jesus e seguir à risca a boa ortodoxia bíblica, nisso incluo, lógico, o que chamamos de espinha dorsal do evangelho: Jesus 100% Deus e 100% homem – pleno e perfeito em Sua divindade e, ao mesmo tempo, pleno e perfeito em sua humanidade.

Um grande abraço,
nEle,
Flamir